Atendimento Jurídico

CONSUMIDOR.GOV.BR

O que é

O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. O consumidor registra sua reclamação, a empresa trata e responde, a Senacon e os Procons monitoram, e por fim, o consumidor avalia o atendimento da empresa. O serviço pode ser acessado via internet ou aplicativo móvel.

Quem pode usar

  • Cidadãos e Famílias
  • Empresas privadas
  • Órgãos e entidades do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor
     

Como usar

  1. Cadastrar-se no Consumidor.gov.br
  2. Registrar a reclamação. 
  3. Avaliar o atendimento.

Mais informações

  • label_important Principais etapas
    1. Cadastrar-se no Consumidor.gov.br
    2. Registrar a reclamação.
    3. Avaliar o atendimento.
  • access_time Previsão de prazos

    Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

  • done_all Informações/Documentos necessários
    • CPF
    • Dados pessoais, de residência e de contato
    • Documentos relacionados à relação de consumo (nota fiscal, contrato, comprovantes de pagamento, boletos, etc)
  • perm_phone_msg Canais para sugestões ou reclamações

    Envie email para: senacon@mj.gov.br


    Este é um serviço do(a) Ministério da Justiça e Segurança Pública . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

  • person_outline Formas de comunicação com o solicitante
    • Site
    • Email
  • feedback Prioridade de atendimento

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​

  • hourglass_empty Previsão do tempo de espera para atendimento

    Entre 2 e 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

  • person Mecanismos de comunicação com o usuário
    • Site
    • Email
  • import_export Procedimentos para receber/responder manifestações do usuário
    • Site www.consumidor.gov.br
  • attach_money Eventuais custos

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

  • laptop Formas de consultar andamento

    Web :  Acesse o site www.consumidor.gov.br

    Mobile: Aplicativos Móveis
     
     

Forma de atendimento:

100% Online

Setor/Departamento responsável

Cadastro/Atualização no Portal de Serviços:
Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON)
Setor/Departamento:

Ministério da Justiça e Segurança Pública
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T, Edifício sede. Cep: 70064-900 / Brasília-DF

Gerido por Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)
Secretária Nacional do Consumidor
Juliana Oliveira Domingues
Telefone: 61 2025.3112
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Edifício Sede. Brasília/DF. CEP: 70.064-900